Aetate nostra

Alea jacta est

quinta-feira, agosto 02, 2007

Europa em Chamas


Portugal no presente ano, até esta a servir de exemplo, comparado a anos anteriores, (mas é claro que ainda nem chegamos a meio do verão, e as temperas continuam em alta) em relação aos fogos florestais.

A Europa por sua vez, segundo a comissão europeia enfrenta dias negros, onde no último mês estão entre os piores já registrados na região.

Desde Janeiro à presente data, o fogo já se fez sentir em idêntica área atingida em todo o ano de 2006. O clímax deu-se no mês de Julho, um dos piores de sempre, registrando há mais de cerca de 20 anos da existência da operação do European Forest Fire Information System, órgão da Comissão Europeia que monitora incêndios florestais.

Contudo, e como tudo o que não é bom acontece por cá, a Comissão Europeia já alertou para o risco de novos incêndios nos próximos dias, especialmente em Portugal e na Espanha, onde as temperaturas estão subindo rapidamente.

A União Européia está a estudar propostas para criar uma força permanente que possa reagir rapidamente aos incêndios no continente.

Segundo o correspondente da BBC em Bruxelas Dominic Hughes, a cooperação europeia para combater os fogos é cada vez mais urgente devido às mudanças climáticas.

Como prevenir é melhor que remediar, penso que nunca é demais lembrar que todo o cuidado é pouco... as restantes recomendações já todos nós as sabemos de cor...

Etiquetas:

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial