Aetate nostra

Alea jacta est

segunda-feira, agosto 13, 2007

O pulo na cerca do Papa


Roma é palco de mais um escândalo! Não é que se venham a verificar muitos, mas perante uma posição tão rispida e até rude quanto ao "acasalamento" dos padres, os últimos acontecimentos vem por o assunto de novo na mesa.

Encontra-se em exposição em Roma uma pintura renascentista que foi apontada como uma parte de um quadro que retrata o Papa Alexandre 6º ajoelhado diante da sua jovem amante, Giulia Farnese, e do menino Jesus. Pois é... parece que o Papa fazia-se acompanhar bem nas suas horas de descanso, e quem sabe se afinal não seria o menino Jesus na pintura, e sim o fruto dos Hobies do Papa.

Menino Jesus das Mãos, do mestre renascentista Pinturicchio, é um pitoresco retrato do menino Jesus em que, além das duas mãos da criança, aparecem outras três, de adultos.

Ao que parece a mão que agarra o pé da criança seria do próprio Papa, ajoelhado diante das duas outras figuras.

A criança eleva uma das mãos em um sinal de bênção, e segura um globo e uma cruz dourados na outra. Sobre a cabeça, um halo dourado destaca o caráter sacro do menino.

Segundo registos históricos a pintura original, em que o mestre Pinturicchio retrata as três figuras, adornava o quarto de Alexandre 6º, no Vaticano.

Historiadores contemporâneos de arte sabem exatamente como era aquela obra, porque foi copiada por Pietro Facchetti no século 17 quando ainda figurava em seu local original.

Segundo o Historiador Vasari, tratava-se "de um retrato da senhora Giulia Farnese com a aparência de Nossa Senhora, e na mesma pintura a cabeça do papa Alexandre adorando-a".

Ora o nosso caro Papa Alexandre 6º teve pelo menos duas amantes e foi pai de sete crianças, entre elas Lucrécia e César Borgia, o príncipe renascentista que serviu de inspiração para que Maquiavel escrevesse seu célebre tratado sobre a arte de reinar.

O quadro de Pinturicchio foi dado como perdido até pouco tempo atrás.

A extraordinária pintura do menino Jesus apareceu no mercado de arte há três anos, e foi comprado por um industrial italiano de Perugia.

O professor Nucciarelli diz que o Vaticano não gostou da descoberta: "Naturalmente, eles não ficaram muito felizes com uma publicidade deste tipo", disse.

Não percebo porque! Eis um homem de Deus, e de coragem, que não teve medo de viver o amor! Não são esses os ensinamentos de Deus? O amor?

É incrível o que a igreja esconde... o que será que existe ainda por desvendar nas caves e escombros do Vaticano?...

Etiquetas: , , ,

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial